quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

temperatura máxima... ou mínima

Quem acompanha o blog dos Dois Cariocas, sabe que temos um alarme de incêndio muito eficiente aqui em casa. Um alarme meio temperamental, é verdade, que não gosta de cheiro de pão muito torrado e de farelos queimando no fogão. Alarme que dispara com forninhos e ovos fritos. Enfim, um alarme muito sério e que é digno de respeito.
Pois bem, na madrugada do último dia 4 de janeiro, iniciozinho de sexta-feira, estávamos nós felizes e contentes, dormindo profundamente (essa é uma hora completamente sagrada pra mim desde que Lucas nasceu, a hora em que estou dormindo), sonhando, embolados com Morfeu quando um barulho ensurdecedor começou a soar dentro do quarto. Isso tudo com uma luz branca, feito um flash de máquina fotográfica, piscando. Imediatamente Lucas começou a chorar, ou melhor, a gritar. Pulamos da cama num estalo. Eu peguei Lucas do berço, tampei os ouvidinhos dele e fui procurar onde estava a torrada queimada, ou o ovo frito, ou que raio de forninho estava ligado. Pra minha surpresa, não, não tinha nada ligado dentro do apartamento. Não era nada que tivéssemos feito. Mais uma descarga de adrenalina me atravessou e caiu a ficha: "porra, é o alarme de incêndio de verdade!!" E uma certeza se fez clara, tínhamos que sair do apartamento o mais rápido possível, pois o prédio estava pegando fogo e, enquanto estivéssemos dentro de casa, corríamos perigo. E o pior dos piores, MEU FILHO corria perigo.
Lucas a essa hora já não chorava mais e só olhava, entre surpreso, admirado e divertido, fofoqueiro e curioso que ele é. Com certeza queria entender porque papai e mamãe corriam tanto gritando de um lado pra outro. É impressionante como esse alarme tem um efeito devastador, deixando a gente numa pilha tão grande que fica difícil pensar, fazendo a gente querer só sair correndo. Assim Tomzinho pegou as flautas dele, eu peguei os nossos passaportes (incrivelmente isso é o que mais me preocupa), a mochila do Lucas e fui dar uma conferida rápida na temperatura lá fora: incríveis 10 graus Celsius NEGATIVOS. Isso mesmo, -10ºC!! Eram 4:30 da manhã, tínhamos uma temperatura de 10 graus abaixo de zero, um bebê de 6 meses nos braços e um alarme contra incêndio enlouquecido em nossos ouvidos! Desesperador, não?
Enfim, coloquei um casaco-do-estilo-edredon-ambulante, luvas, gorro, cachecol de lã, botas de camurça, enfiei o que deu no Lucas, enrolei o pobrezinho em cobertores e lá fomos correndo pro carro. Assim que saí de casa o frio bateu no rosto como um tapa ardido. Dentro do carro, o banco parecia que estava molhado com gelo derretido. Uma beleza para um tratamento criogênico contra celulites. Meu filhote, que geralmente odeia colocar aquele monte de roupas pra frio que eu sempre tento enfiar, era um anjo de candura embaixo de tantas camadas quantas me foram possíveis colocar nele. E enquanto eu chorava de nervoso e disparava impropérios e palavrões contra aquilo tudo, Tomzinho, polianamente, tentava me acalmar dizendo que ainda bem que tínhamos aquele alarme, que nossa vida estava segura, que nosso filhinho estava salvo, etc. etc. etc.
Finalmente saímos da garagem (depois de esperar alguns carros manobrarem e sairem também) e eu, que já estava intrigada, fiquei mais intrigada ainda: cadê o cheiro de fumaça e queimado? aliás, cadê a fumaça?? Comecei a desconfiar que tudo não tinha passado de mais um alarme falso, mas ao chegar do lado de fora vimos não um, mas dois caminhões dos bombeiros. Parecia caso sério. Esperamos estacionados, motor do carro e aquecimento ligados. Tomzinho saiu pra fofocar e descobriu que realmente não tinha nenhum incêndio e que o problema tinha sido um vazamento de água em uma tubulação qualquer ligada aos sprinklers, aquelas coisinhas que ficam penduradas no teto pra justamente apagar qualquer fogo inadvertido e inoportuno.
Fomos liberados pra voltar pra casa pelos rapazes do corpo de bombeiros. E, ao contrário do que eu imaginei e poderia supor, não ouvi nenhuma palavra de revolta ou de descontentamento dita por nenhum dos outros moradores, igualmente tirados da cama às 4:30 da manhã com frio de -10ºC. Ninguém reclamando. Na terra onde todo mundo processa todo mundo, ninguém falou nem uma vezinha que deveríamos processar o condomínio, ou a empresa que mantém o sistema de alarmes. Nada, nada. E, conversando com Tomzinho (que se tem alma carioca, nasceu e cresceu aqui na Gringolândia, sendo sempre minha fonte fidedigna de informações preciosas) entendi que todos se sentiam muito bem por saber que o alarme podia acordá-los no meio da madruga. Se sentiam muito seguros porque, imagina, se o alarme disparou com água, imagina o que faria se fôsse fogo de verdade!!
E assim, todos sabem que não terão problemas com velas acesas ou torneiras abertas. Não seremos queimados e muito menos afogados. Boa medida também para economizar água nesses dias de seca aqui em Durham. Você dá descarga e o alarme de incêndio/vazamento-de-água dispara e todo mundo fica sabendo que você está disperdiçando água na hora de dar uma cagada. Muito prático mesmo. E over, como tudo nesse país de superlativos, de carros enormes, cafés em baldes, indenizações milionárias. Uma madrugada, digamos assim, cinematográfica.

4 comentários:

Nubia de Léo disse...

Seu blog é muito bom!!!
Pq não vim aqui ler isso antes?! To me divertindo horas a fio aqui, com cada coisa engraçada que você conta.
No final das contas deve ser bom estar num lugar nada parecido com o seu e se adaptar as coisas mais novas possíveis.
Mudanças é sempre ótimo! Manda um floquinho de neve por correio p mim da próxima vez!
Beijooos!
Nubia

T disse...

Comentario de uma CuritiBaiana aqui na gringolandia tbm:
Americanos sao neuroticos demais (no mal sentido...)
No Brasil nao eu nunca vi nada dessas coisas de alarme e nunca morri.
Alias, minha casa aqui nao tem essa porcaria - o inquilino anterior a mim arrancou da parede e eu deixei la bem arrancadinho que eh pra nao interromper meus papos com Morfeu...

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the OLED, I hope you enjoy. The address is http://oled-brasil.blogspot.com. A hug.

Tom Moore disse...

such a looooooooooooooooooooooong time since the last post.....