sábado, 30 de junho de 2007

Raízes

Existem costumes familiares interesantes que indicam que Deborah, além do nome, tem uma herança dos Cristãos Novos do Nordeste. Alias, além do nome de Deborah, a família tem sobrenomes conhecidos como pertencentes às familias de cripto-judeus dos primeiros séculos da colonização do Brasil. Portugal, diferente da Espanha, não obrigou os judeus a sair do país, mas obrigou-os a se converterem. Mesmo assim, "muitos dos Cristãos-Novos continuaram a secretamente observar o judaismo", como diz o artigo na Wikipedia. Esses costumes que remetem tão claramente à uma origem nos Cristãos Novos para Deborah, eram simplesmente coisas do dia-a-dia, coisas normais, coisas da família.

Algumas semanas atrás, a gente fez uma visita ao rabino da sinagoga daqui, Judea Reform, para ver se dava para investigar, explorar essas raízes, rezar na sinagoga. O Rabino Friedman concordou que sim, parece bem possível que Deborah venha de uma família judáica. Demorou algumas semanas (cansaço da gravidez e cansaço do novo trabalho), mas sexta retrasada fomos para a sinagoga, uns 12 minutos de carro do nosso apartamento, em Durham. O Rabino Friedman tá de férias agora, mas encontramos uma comunidade muito acolhedora. O rabino convidou as pessoas presentes pela primeira vez a se introduzir, a dizer de onde veio. Têm poucas pessoas que chegam do Rio!
Depois do serviço acabar, falamos muito com as pessoas da congregação, e evidentemente o estado avançado da gravidez da Deborah gerou muitos comentários e muita conversa.
Voltamos ontem, estamos gostando bastante.

Nenhum comentário: