segunda-feira, 7 de maio de 2007

esperando junho chegar...

protótipo do quarto do nosso molequinho

Ando meio ausente do blog. Sei disso e não fujo das minhas responsabilidades. Mas o fato é que ando às voltas com o meu assunto preferido ultimamente: bebê. É isso mesmo, quem já esteve grávida ou quem conheceu pelo menos uma grávida na vida, sabe que esse é o assunto principal. Se não o único! Assim sendo, tendo total consciência da minha chatice, tenho evitado falar sobre isso o tempo todo. Pelo menos no blog. E como o assunto ocupa todas as circunvoluções do meu cérebro, tem sido difícil escrever sobre outra coisa. Mas, enfim me rendi à minha obsessão, e estou aqui para informar meus queridos amigos e leitores sobre as últimas novidades desse assunto, ser grávida e futura mãe nos Estados Unidos.
Tem sido alguma coisa estressante não saber o nome de nada em inglês. Veja bem, não que eu não tenha um inglês razoável. E nem que Tomzinho não tenha um português excelente. Mas existem coisas, tradições, hábitos, que são difíceis de "traduzir". Exemplificando, "cueiro", o que carambola seria "cueiro" em inglês? Não sei e ninguém sabe (a verdade, é que já seria difícil pra mim em português...). Mas, depois de várias pesquisas, descobri que é um cobertorzinho levinho de flanela, vendido em qualquer esquina. Comprei pacote com 2 unidades por 4.00 dollars. Um pechincha. Outra coisa muito diferente é o quesito "lavar a roupa do bebê". Se eu estivesse no meu Brasil, varonil, sei que minha querida avozinha faria questão absoluta de lavar tudooooo na mão, com sabão de coco ou um sabão especial neutro, guardar as roupinhas em gaveta totalmente limpa com álcool e ligeiramente perfumada com alfazema ou raminhos de alecrim e envoltas em papel de seda azulado, para não amarelar. Mas aqui? Quem é que tem tanque em casa? Quem lava roupa na mão? Impossível. Assim, tive que descobrir que as pessoas lavam sim a roupinha do bebê na máquina, com sabão líquido desenvolvidos especialmente para a pele delicada deles, água quente e that`s it! Consegui, não sem algum esforço, descobrir uns vidrinhos de álcool pequenos, que servem pra limpar machucados e tal, e vou limpar as gavetas com isso, me sentindo pecando um pouco menos em relação aos meus antepassados.
Outra coisa bem diferente e que tenho que me adaptar a toque de caixa, é o pré-natal. Estou fazendo o meu na Durham Women`s Clinic, ou Clínica de Mulheres de Durham. Aqui você é atendida por uma equipe de profissionais, médicos e, principalmente, enfermeiras parteiras. Isso quer dizer que, a cada consulta você pode ser atendida por uma (ou por algumas) pessoa diferente. Isso quer dizer também que você não sabe quem vai fazer o seu parto, já que o esquema é um sistema "da vez", quem estiver no plantão quando você entrar no trabalho de parto vai com você para o hospital. Também quase não são feitas ultrassonografias, muito diferente do Brasil, onde até o sexto mês eu já tinha feito 6 ultras, uma por mês. Aqui se fazem 3, no máximo 4 durante toda a gestação. Felizmente a última enfermeira que me atendeu, muito atenciosa por sinal, achou que meu querido bebezinho é na verdade um bebezão e indicou uma ultra para ser feita na próxima quarta-feira, a fim de determinar o tamanho exato do pimpolho e surpresas serem evitadas!! Graças a Deus, já que, me corrijam mamães se eu estiver errada, é sempre maravilhoso dar uma espiadinha no desenvolvimento do seu rebento.
Mas, como esse rapazinho está vindo em tamanho GG e eu já estou me sentindo assim como uma jamanta, sexy como um paquiderme dançando balé, sempre dá um medo do parto ser um pouco antes do previsto. Não que eu não fosse gostar um pouco... acho até que me daria um certo alívio... mas ainda falta tudo! O quarto está, somente agora, começando a tomar forma de quarto. As roupinhas que já tenho ainda não estão devidamente lavadas, pelo simples fato de que a cômoda, onde serão devidamente guardadas, ainda não está pronta e pintada. Por que tão lento? Porque sou euzinha que estou pintando e, quanto mais passa o tempo, mais pesada e lenta fico... tsc tsc tsc...
Descobri uns truques que foram uma mão na roda também. Ou na parede. Ao invés de pintar tudo, escolher outra cor, combinar tonalidades e tal, resolvi o quesito "parede" com adesivos. Isso mesmo, um border auto-colante no quarto inteiro, com motivo do "Procurando Nemo" e adesivos maiores espalhados pela parede. Colorido, alegre, com muitos peixinhos e limpo. Nada de tinta e pincel. E, melhor, quando eu quiser tirar é só puxar. A tinta de baixo nem fica marcada.
Ainda falta o berço. Vamos usar o berço da família, assim como várias roupinhas e outros badulaques. Mas tudo só chega pelas mãos dos meus queridos sogros no fim do mês de maio e isso acaba me deixando um cadinho angustiada... e se nascer antes? Falta ainda o carrinho, a cadeirinha do carro, protetores para berço, edredonzinho, banheira, toalhas... Enfim, estou no período de ansiedades de fim de gravidez que acho que toda mãe deve experimentar... assim como os "treinos" do seu útero para o trabalho de parto. Dia sim, dia não, sinto contrações e sensações de "é agora!". Tudo alarme falso. Tomzinho que não é marinheiro de primeira viagem como a amiga que vos fala, só diz: "relaxa, não é a hora ainda... você não tá com cara ainda de trabalho de parto. Fica tranqüila que você vai saber!". Aí tento relaxar e fazer o que eu tenho feito nos últimos 8 meses, esperar, esperar e esperar...

5 comentários:

Frydman =RJ= flutes disse...

Bonito quarto!
Vocês estão escrevendo muito bem.
Tom, parábens pelo português, ó pá!
bjs
Claudio F.

Giselle Rocha disse...

sua mãe q ia gostar de te ajudar a decorar o quartinho né, déh?
aliás, nossas mães são importantíssimas em nossas vidas!! (Vc ainda vai ouvir isso do seu pimpolinho ;)
bju

Anônimo disse...

até que enfim foto do quartinho!!! tá lindo deh...
cadê fotos da barriga-giga? manda por email pra mim.....
saudades dos milk shakes e das conversas que varavam a madrugada.........................
agora é o lucas o dono das suas madrugas querida, rsrsrsrs.....
bem, beijo enormeeeeeee pros três!

Anônimo disse...

Olá, meu nome é pollyanna. Estou fazendo o quarto do meu filho no tema nemo, mas nao acho essas faixas do nemo aqui...Desculpe pedir isso...mas se eu transferir (nao sei como funciona) o dinheiro pra vc da postagem e da faixa, será q vc poderia me mandar a faixa do nemo?
Desculpe a folga...mas é que ja to de 8 meses e o quarto nao ta pronto...e ja fiz o kit berço do nemo, ja comprei tapete do nemo...so falta a decoração...
Muito obrigada
pollychs@yahoo.com.br

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom