quinta-feira, 3 de maio de 2007

vida no sul

Como meus amigos cariocas possívelmente sabem, sou nortista da gema - nasci no estado de Rhode Island, e cresci no estado de Massachusetts, ambos estados que fazem parte da região conhecida como Nova Inglaterra - capital cultural, Boston (também capital de Massachusetts), com muitas cidades ostentando nomes da Velha Inglaterra. Minha avó muito querida, Bertha (já falecida há mais de sete anos) era de uma família de Cape Cod (Cabo Bacalhau) com raízes que remontam ao início do século dezessete (sou primo de qualquer Cabo-Bacalhauense com família que chegou nessa epoca). Meu pai, em contraste, é quase sulista - de Washington DC, na fronteira entre as duas nações que brigaram na Guerra Civil. Ele até passou vários anos da adolescência na cidade de Richmond, Virgínia, quando o governo federal mandou alguns departamentos para lugares mais decentralizados durante a Segunda Guerra Mundial.
Eu já morei em alguns lugares nos EUA além de Nova Inglaterra: Califórnia (durante a pós-graduação) e 15 anos em Nova Jersey (estado famoso principalmente por causa dos mafiosos). O Sul, terra da escravidão, mais rural, era só lenda.
Eu cheguei, confesso, com um pouco de preconceito. Afinal das contas, a nossa cidade tinha bibliotecas públicas separadas, um sistema para brancos, um para negros. A situação era semelhante com as universades públicas. De vez em quando grupos racistas queimam cruzes para exprimir ódio racial.
Mas.....
a minha percepção, depois de um mês, é que o povo daqui, seja branco, seja negro, é muito legal. As pessoas mostram um calor humano, uma boa vontade, uma franqueza bem, mas bem diferente do comportamento das pessoas lá no norte. Deborah tá pensando que tudo que falei sobre o pessoal dos EUA era pura mentira.....

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, Tom e Deborah! Vou contar uma coisa super bacana para vocês. Eu virei leitor assíduo do "doiscariocas". Eu assino no RSS reader de meu Palmtop, o blog de vocês assim como outros sites de FEEDs. O assunto pode parecer técnico demais, mas o importante é que eu leio e me divirto DEMAIS com as novidades todos os dias ao ir para o meu trabalho (ou quando eu volto dele), pois todos os posts estão lá, bonitinhos em meu Palm para eu ler a qualquer hora que eu queira. Ok, ok, sei que agora falta eu virar um correpondente assíduo também nessa interação tão bacana que é o universo dos blogs. Quem sabe esse comentário já não é um começo? Pelo amor de Deus, não deixem de escrever por aqui. Estou adorando mesmo. Mil beijos e muita torcida pelo sucesso de vocês sempre.