terça-feira, 15 de maio de 2007

mais notícias do terceiro carioca

Durham Regional Hopital - onde Lucas Benjamin vai nascer








Minha semana andou meio movimentada em relação aos preparativos para o nascimento do meu rebento. Na terça passada fizemos um tour pelo hospital que o senhor Lucas Benjamin virá ao mundo. Coisa típica de americano essa coisa de tour, mas foi bem divertido e instrutivo ver os quartos, conversar com as enfermeiras, saber que se houver uma emergência no meio do parto e uma cesária for necessária, em apenas 13 minutos o bebê já terá sido retirado da barriga. Aprendi ainda que você precisa ter a cadeirinha do carro instalada e corretamente instalada se você quiser sair do hospital com seu filho (caso contrário fica no hospital!), que seu filho tem pulseira na mão, com os dados dos pais, e no tornozelo, com alarme contra furto ( :-) gostei muito dessa parte!!!), que só enfermeiras vestindo roxo e com crachá com foto podem segurar sua cria no colo, que duas pessoas podem ficar no quarto durante o parto (além de você, do médico, da enfermeira e do bebê, claro) e que pode ser que você dê sorte e consiga uma das 4 suítes de parto com banheira de hidromassagem para relaxar durante o trabalho de parto!! Um luxo só.
Na quarta voltei à clínica pra mais uma consulta. As diferenças dessa semana foram que fiz uma ultrassonografia, fui atendida por um médico e não por uma enfermeira e que fui sozinha, tendo que me virar completamente no inglês, sem meu querido marido tradutor (e traidor, já que marcou uma reunião pro mesmo horário da minha consulta). A ultra mostrou que não é à toa que ando tendo falta de ar e uma dor crônica nas costelas, afinal de contas não é nada fácil respirar com dois pés comprimindo e pisoteando seu diafrágma, estômago, etc. E dois pés de respeito, diga-se de passagem. Com 34 semanas, Lucas já estava com tamanho de um bebê de 36 e pesando quase 3 quilos. Além disso pude ver, com certa nitidez, uma orelha, o que me deixou muito aliviada em saber que meu filho tem orelha. Pelo menos uma! E sei que, além de poder usar brinco, meu filhote vai nascer com uma vasta cabeleira. Tanto que pudemos ver na ultra todo o contorno da cabeça cheiooooo de cabelo!! Um roqueiro cabeludo, quem sabe? :-) No finalzinho do ultrassom comecei a ficar tonta e enjoada e tive que pedir uma pausa. Fiquei sabendo que isso é totalmente normal já que o útero, quando estamos de barriga pra cima, e estando do tamanho de uma nave espacial, comprime veias e nervos dando esses baratos estranhos. Me viraram de lado (para o lado esquerdo, mais precisamente), me colocaram uma compressa gelada na nuca e me encheram com vários copos de água. Dez minutos mais tarde e eu era uma nova mulher.
Entre um dia e outro de eventos, acontecimentos e compromissos, consegui dar continuidade à pintura da famigerada cômoda. Que foi finalizada somente ontem e está muiiiito longe da perfeição. Mas, como Tom diz, quem quer que seja perfeito? Bem, falando baixinho, no pé do ouvido, eu adoraria... Mas não deu. De qualquer modo ficou boa, bem apresentável mesmo.
No sábado tivemos, então, o evento mais importante da semana: o Curso de Mãe! Isso mesmo, fui ao curso, devidamente acompanhada da mãe suplente (no caso, o Pai) e fui aprender as coisas que eu achava que todas as outras mulheres do mundo (como minha mãe, minha avó, minhas tias, minhas vizinhas...) nasciam sabendo. Menos eu. Trocar fralda, dar de mamar, colocar pra arrotar, saber que está com cólica, dar banho, enrolar no cobertorzinho... enfim, todas essas coisinhas essênciais ao bem viver no meu filhinho. E assim descobri um monte de outras mulheres grávidas (e seus suplentes) que não sabiam nada como eu (iupi!! eu não sou a única lesada!!) e, num trabalho em grupo, totalmente sem-vergonha, colocamos roupinha em boneco, fralda, demos remédio de mentirinha, medimos a temperatura, tiramos meleca (do bebê/boneco, que fique claro), etc, etc, etc. Pra finalizar, tivemos uma apresentação de slides com partos, probleminhas de pele que recém-nascidos podem ter, formatos meio estranhos de cabeça (o bebê nascido de parto normal sempre tem uma cabeça meio estranha, já que não é nada fácil passar uma bola de futebol por um buraco de agulha...)... Enfim, foi muito bom pra eu perder um pouco o medo, pra aprender que todo mundo aqui na Gringolândia dá banho nas crianças na cozinha (!!!), que banho em bebê recém nascido aqui é uma ou duas vezes por semana e sem sabonete (!!!), que você pode dar de mamar com seu filho numa posição de "Carregar bola de futebol americano", que chupetas são permitidas sim, desde que tenham um formato de bico-de-peito, que temperatura de recém-nascido é verificada no, você sabe, reto... e que eu tô ficando cada dia mais ansiosa pro meu filhote chegar!! :-)

Um comentário:

a. disse...

gente, que inspirada hj vc estava !!! o texto está ótimo e sua ansiedade pela chegada do cabeludo lucas tb é nossa aqui!
mas vem cá...acha que ng reparou seu pé saindo fora da sandália né? Hahahaha....eu reparei!Claro, sempre lembro da batalha pé X meia no dia do teu embraque....Rs.
Ai Lucas chega logoooooo!!!!
E vai pondo foto que assim eu me sinto mais pertinho de vc!
Beijoooo