quinta-feira, 5 de abril de 2007

café na Gringolândia

O assunto "café na Gringolândia" merece um post próprio. Eu já venho falando da minha constante surpresa com o, digamos, tamanho das coisas aqui. Não me levem nem um pouco a mal, sem nenhum trocadilho barato e chulo, mas tudo é muito maior aqui do que é no Brasil. Os carros, o tamanho das embalagens de cereal, leite, refrigerante... Cada vez que me perguntam qual o tamanho do que quero comer ou beber, peço rapidamente o small/pequeno que é, de longe, muito maior do que o médio brasileiro.
Mas o café me intrigava. Os americanos bebem uns baldes de café, umas coisas com 500 ml de café, sem açúcar. Quando muito, com creme ou leite. Enfim, eu pensava que esses caras deviam ser muito machos mesmo, pra beber tanto café, numa tacada só e ainda parecerem normal...
Até que tomei meu primeiro café na rua com Tomzinho. Rá! Café uma pinóia!! Não dá nem pra chamar de chafé! É uma água suja, na maioria das vezes aromatizado com avelãs ou amêndoas (irchhh), com um sabor que nem de longe lembra o que nós brasileiros sortudos conhecemos como café de verdade. Ai ai... mais uma saudade... cafezinho de boteco... média em pé no balcão da padaria... Resta fazer o café em casa (e tentar achar um pó de café com personalidade) ou tomar café espresso na rua. E desconfiar de tudo que é grande aqui! Tamanho, definitivamente, não é documento.

Um comentário:

Anônimo disse...

o seu leitor diário está adorando tudo, sorte em tudo, hahahahaha já conhecia os problemas destes pobres latinos na gringolandia,(minha tia mora em miami desde 78 e a minha prima há 8 anos, só Deus sabe onde)parabens pela mudança. beijos!!!!!!
Miguel